nova fatura

Nova fatura ambiente

A partir do início deste mês de maio, todos os clientes dos Serviços Municipalizados de Abrantes (SMA) terão acesso à nova fatura ambiente, que agrega os serviços de água, saneamento e de águas residuais.

Mais simples de ler, mais informativa e mais clara. Foi esta a premissa utilizada para a construção da nova fatura ambiente dos Serviços Municipalizados de Abrantes. O novo documento melhora a experiência do cliente, tornando a informação mais acessível e permitindo uma melhor compreensão dos consumos e custos associados.

A nova fatura ambiente apresenta um layout completamente renovado, assente na aplicação de conteúdos gráficos que permitem explicar cada um dos serviços de ambiente incluídos na fatura, mostrando ao cliente o valor, a entidade associada aos serviços, assim como a informação dos m3 faturados nos últimos 12 meses.

Dividida em secções, a nova fatura ambiente disponibiliza informações específicas sobre o contrato e os consumos. Na frente da fatura, além da água e dos resíduos sólidos, cujos serviços são prestados pelos SMA, incluem-se os valores referentes aos impostos, taxas e outros serviços prestados por terceiros, como as águas residuais, da responsabilidade da Abrantáqua.

No verso é disponibilizada de forma detalhada toda a informação sobre os consumos de água, resíduos sólidos, águas residuais, taxas e outras informações de interesse, como a informação sobre o(s) contador(es) associado(s) ao contrato, controlo de qualidade de água, grau de cumprimento da descarga de águas residuais ou a distribuição do destino dos resíduos recolhidos no concelho.

Este novo documento, cuja estrutura reflete as recomendações da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), contempla também a colocação do QR Code e do código ATCUD, que decorre de uma obrigação fiscal que pretende simplificar e modernizar a emissão de faturas e combater a evasão fiscal.

Com a renovação da fatura ambiente, os Serviços Municipalizados de Abrantes dão mais um importante passo no processo de modernização em curso, reforçando o seu compromisso com a transparência e a melhoria contínua dos serviços prestados aos seus clientes, garantindo, assim, uma maior satisfação e confiança.

A nova fatura ambiente chegará a casa de mais de 16.000 clientes acompanhada por um documento explicativo, que também pode ser consultado (aqui). Os clientes com adesão à fatura eletrónica recebem esta terça-feira a fatura nas suas caixas de email, podendo também consultar a fatura através do site/aplicação Abrantes360.