Sistema de Gestão da Qualidade

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

A certificação do sistema de gestão da qualidade de uma empresa é o reconhecimento por uma entidade externa e independente de que a empresa satisfaz o cliente e as exigências legais e regulamentares, de uma forma eficaz.

A eficiência da instituição é reforçada pela reorganização dos processos e a imagem dos serviços autárquicos é fortalecida pelo prestígio associado à certificação.

Qualidade nos Serviços Municipalizados de Abrantes

Os Serviços Municipalizados de Abrantes foram certificados, segundo a Norma ISO 9001:2008, pela EIC no inicio de 2016, tendo a certificação sido renovada no inicio de 2017.

Este SGQ aplica-se para o âmbito de “Captação, Tratamento e Distribuição de Água de Abastecimento ao Domicilio” e na “Recolha para Depósito na Estação de Transferência de Concavada dos Resíduos Sólidos Urbanos Indiferenciados”.

A preocupação com a Implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade em Serviços Municipalizados é uma tendência crescente, que se observa no âmbito do território nacional.

A função “Qualidade” no universo dos Serviços Municipalizados deverá satisfazer expectativas e contribuir para a redução de necessidades e evitar responder reactivamente à procura, oferecendo se possível mais. Pela sua vocação de serviço público exige-se uma atitude organizacional proactiva, centrada na prevenção e dirigida para dar resposta em tempo útil, em detrimento da procura de novas oportunidades de mercado. Trata-se, de potenciar uma atuação dos seus recursos humanos (RHs), de uma forma integrada e disciplinada, como atributo à eficácia, à eficiência, à aceitabilidade e à equidade laborais.

ESTRUTUTA DO SISTEMA DE GESTÃO

O SGQ dos Serviços Municipalizados de Abrantes está organizado de acordo com a seguinte estrutura, definida por níveis de documentação:

MSMA – Manual dos SMA;

• Manual de Funções;

• Processos;

• Procedimentos;

• Instruções de Trabalho / Especificações de Serviços;

• Documentos de Suporte:

  >> Política da Qualidade

<< voltar à página anterior