historia 2

História

Abrantes é naturalmente irrigada por dois recursos hídricos de grande importância, não só para o município, mas também para toda a região. O rio Tejo, que atravessa o concelho numa extensão de aproximadamente 30 quilómetros, e a albufeira de Castelo do Bode, que serve de reservatório à água do rio Zêzere. A albufeira de Castelo do Bode assume um papel crucial na estratégia de produção energética e de reserva de abastecimento de água a vários pontos do país.

SMA - 85 Anos

Os 85 anos de qualquer instituição serão sempre um motivo de orgulho, por isso lançámos o livro comemorativo dos 85 anos dos Serviços Municipalizados de Abrantes com o título “Memórias da Água de Abrantes”. Esta obra conta com os contributos das mais variadas figuras ligadas aos Serviços Municipalizados de Abrantes, que através da sua experiência nos vários momentos da instituição, deixaram este legado escrito daquilo que foi a evolução da Instituição ao longo de várias décadas.

Esta obra pode ser adquirida na sede dos SMA no horário de expediente (8:30 h às 13:00 h e das 14:00 h às 15:30 h). O valor do livro é 10,00 €.

Organização e Orientação Estratégica

Para a prossecução das suas atribuições os Serviços Municipalizados de Abrantes (SMA) possuem de acordo com o organograma a seguinte estrutura orgânica, que observa o modelo de estrutura hierarquizada:
Estrutura flexível, constituída pelas seguintes unidades orgânicas:

Divisão Administrativa e Financeira

a) Subunidade orgânica flexível de Atendimento, Apoio Administrativo e Recursos Humanos

Divisão de Obras e Exploração

a) Subunidade orgânica flexível de Abastecimento de Água e Água Residuais

b) Subunidade orgânica flexível de Resíduos Sólidos Urbanos

Regulamento da Organização

O Conselho Administração dos SMA é constituído por um Presidente e dois vogais, nomeados pela Câmara Municipal, sob proposta do seu Presidente, o qual define as orientações

estratégicas dos SMA.

Presidente: Manuel Jorge Séneca Luz Valamatos dos Reis

Vogal: João Carlos Caseiro Gomes

Vogal: Luis Filipe Correia Dias

Os objetivos estratégicos dos SMA para o período de 2017/2021:

- Garantir a sustentabilidade económica e financeira;

- Abastecer a maioria dos agregados populacionais do sul do concelho com água proveniente da albufeira do Castelo do Bode;

- Reduzir a % de perda de água;

- Melhorar a eficiência energética;

- Otimizar o serviço de recolha e transporte de R.S.U.;

- Valorizar o potencial humano;

- Reforçar o investimento nas tecnologias de informação.

Cronologia

4 de janeiro de 1928
Marca o início daquilo que viriam a ser os Serviços Municipalizados de Abrantes. Tomada de posse da Comissão Administrativa dos Serviços Municipalizados e Autónomos da Câmara Municipal de Abrantes, no cumprimento do disposto no Decreto nº 13 350 de 28 de março do Diário do Governo.

1974

Até aqui, o abastecimento domiciliário servia apenas uma parte do concelho, obrigando parte da população a recorrer a fontanários, nascentes e poços artesanais. Naquela altura a rede de abastecimento de água municipal contemplava as localidades de: Alferrarede, Amoreira, Alvega, Bemposta, Matagosa, Martinchel, Mouriscas, Pego, Rio de Moinhos, Rossio ao Sul do Tejo, S. Miguel do Rio Torto, S. João, S. Vicente, Tramagal e Vale das Mós. Os 9.295 contadores então instalados registavam 1.157.357 m3 de consumos faturados.

20 de outubro de 2002

Inaugurado o sistema de abastecimento de água a partir da albufeira de Castelo do Bode, passando a servir 42% da população do concelho.

24 de novembro de 2003 e 19 de dezembro de 2003
A Câmara Municipal de Abrantes e a Assembleia Municipal autorizaram o alargamento do âmbito de atividades desenvolvidas pelos Serviços Municipalizados. Assim sendo, estes órgãos passaram a ter competências para procederam à gestão do sistema de saneamento em todas as modalidades permitidas por lei.

Janeiro de 2005
Os Serviços Municipalizados de Abrantes (SMA) assumem as responsabilidades que lhes haviam sido delegadas pelos órgãos autárquicos nas questões do saneamento do Concelho de Abrantes.

23 de abril de 2007
Por deliberação da Câmara Municipal de Abrantes, os Serviços Municipalizados passam a acompanhar a obra da concessão das Águas Residuais Urbanas pela empresa Abrantáqua.

14 de dezembro de 2007

A Assembleia Municipal de Abrantes aprova por unanimidade a municipalização do serviço de gestão de resíduos sólidos urbanos e a sua consequente integração nos SMA.

1 de janeiro de 2008

Os SMA passam a ser a entidade responsável por planear, organizar, recolher e transportar, para destino adequado, os resíduos sólidos urbanos.

16 de março de 2008

Inauguração do novo armazém e oficina.

6 de setembro de 2010
Os SMA apostaram na modernização administrativa tendo sido inaugurada a nova sede, no Parque Industrial de Abrantes. O Conselho de Administração passou a contar com um elemento a tempo inteiro, foi introduzida uma nova aplicação informática de gestão de água e houve uma reestruturação dos serviços.

20 de setembro de 2012
Inicio do projeto de telegestão, que vai permitir um salto qualitativo no controlo de todo o processo de captação, tratamento e distribuição da água de abastecimento. Um investimento de mais de meio milhão de euros.

7 de novembro de 2012
Entram em funcionamento a estação de lavagem (especialmente pensada para as viaturas dos resíduos urbanos), armazém complementar e área de expansão da oficina.