gestao qualidade

Sistema de Gestão de Qualidade

A certificação do sistema de gestão da qualidade de uma empresa é o reconhecimento por uma entidade externa e independente de que a empresa satisfaz o cliente e as exigências legais e regulamentares, de uma forma eficaz. A eficiência da instituição é reforçada pela reorganização dos processos e a imagem dos serviços autárquicos é fortalecida pelo prestígio associado à certificação. 

Qualidade nos Serviços Municipalizados de Abrantes 
Os Serviços Municipalizados de Abrantes foram certificados, segundo a Norma ISO 9001:2008, pela EIC no inicio de 2016, tendo a certificação sido renovada no inicio de 2017. Este Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) aplica-se para o âmbito de “Captação, Tratamento e Distribuição de Água de Abastecimento ao Domicilio” e na “Recolha para Depósito na Estação de Transferência de Concavada dos Resíduos Sólidos Urbanos Indiferenciados”. 

A preocupação com a Implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade em Serviços Municipalizados é uma tendência crescente, que se observa no âmbito do território nacional. 

A função “Qualidade” no universo dos Serviços Municipalizados deverá satisfazer expectativas e contribuir para a redução de necessidades e evitar responder reactivamente à procura, oferecendo se possível mais. Pela sua vocação de serviço público exige-se uma atitude organizacional proactiva, centrada na prevenção e dirigida para dar resposta em tempo útil, em detrimento da procura de novas oportunidades de mercado. Trata-se, de potenciar uma atuação dos seus recursos humanos (RHs), de uma forma integrada e disciplinada, como atributo à eficácia, à eficiência, à aceitabilidade e à equidade laborais. 

 
Estrutura do Sistema de Gestão
O SGQ dos Serviços Municipalizados de Abrantes está organizado de acordo com a seguinte estrutura, definida por níveis de documentação: 
- MSMA – Manual dos SMA
- Manual de Funções; 
- Processos; 
- Procedimentos; 
- Instruções de Trabalho / Especificações de Serviços; 


Documentos de Suporte.

- Política de qualidade

- Inquéritos de Satisfação dos Clientes dos SMA 

- Critérios para avaliação dos fornecedores


Neste sítio são utilizados cookies de forma a melhorar o desenpenho e a experiência do utilizador. Ao navegar no nosso sítio estará a concordar com a sua utilização. Para saber mais sobre cookies, consulte a nossa politica de privacidade.