FAQ's - Questões Frequentes
Água e abastecimento
Legislação
Qual é a legislação que regula a qualidade da água para consumo humano?
A legislação que os SMA de Abrantes têm de cumprir em termos da qualidade da água é o Decreto-Lei nº 69/2023, de 21 de Agosto.
Canalizações
Porque é que por vezes se ouvem ruídos na canalização e a água sai aos “jorros”?
Após falta de água ou ausência prolongada do local (ex. férias), podem ocorrer ruídos na canalização e ao abrir a torneira a água pode sair aos “jorros”, sendo provocados pela existência de ar nas canalizações. Aconselhamos a deixar correr a água durante alguns minutos.
pH da água
O que é o pH da água?
O valor do pH (potencial hidrogeniónico) traduz a acidez ou a alcalinidade da água. A escala do pH compreende valores entre 0 e 14, sendo que um pH igual a 7,0 indica uma solução neutra. O pH da água dos SMA cumpre, na grande generalidade dos sistemas de abastecimentos, os valores estipulados pela legislação em vigor, estando a implementar-se medidas para que os resultados não atinjam valores abaixo dos 6,5.
Características e análises de água
Que fatores podem influenciar as características da água?
A idade e o estado de conservação das canalizações e hidropressores do prédio (caso existam) podem alterar as características da água, concretamente, o sabor, o cheiro e a cor. A temperatura da água também pode influenciar o seu sabor.
Quando a água está fresca é mais agradável ao paladar. Onde consultar os resultados das análises sobre a qualidade da água?
Os resultados das análises laboratoriais realizadas pelos SMA no cumprimento da legislação em vigor, são divulgados trimestralmente por edital e encontram-se disponíveis aqui.
Dureza da água
O que significa a dureza da água? | 2. Máquina de lavar loiça As máquinas de lavar loiça necessitam de ser ajustadas de acordo com a classificação da água utilizada em termos do seu grau de dureza, ou seja, da sua concentração em carbonato de cálcio (CaCO3-calcário). A água é tanto mais dura quanto maior for a concentração deste composto na mesma. Uma água com baixa concentração em carbonato de cálcio, a quantidade de sal e abrilhantador gastos em cada lavagem é menor do que para uma água com elevada concentração daquela substância. Pode concluir-se que, quanto menos dura é uma água menor a quantidade de aditivos necessários a adicionar. No sentido de ir ao encontro das necessidades dos munícipes e de facilitar o acesso à informação dos mesmos, os S.M. de Abrantes disponibilizam uma tabela com os valores médios da dureza da água de consumo humano distribuída no nosso concelho, sendo esta atualizada anualmente. Cada sistema de abastecimento de água do concelho de Abrantes é classificado em termos de valores médios da dureza da água que fornece. Como identificar de uma forma geral se uma água é dura ou macia? Consideram-se águas duras de uma forma geral, as águas que necessitam de quantidades consideráveis de sabão para produzir espuma, e que formam incrustações em caldeiras e outros materiais quando a água é aquecida. Quais as consequências de uma água dura para a saúde? Sob o ponto de vista sanitário, as águas duras não apresentam inconvenientes. O cálcio dissolvido em água não causa risco para a saúde, pelo contrário, cálcio e magnésio são mesmo recomendados para o crescimento e são elementos saudáveis para os dentes e ossos. Por esse motivo a água de torneira pode contribuir para as nossas necessidades diárias de cálcio. |
Água da torneira VS água engarrafada
Beber água da torneira ou água engarrafada, qual a diferença?
Beber água da torneira ou água engarrafada é uma questão de escolha pessoal. A água da torneira está disponível 24 sobre 24 horas. A sua composição depende do seu ambiente de origem (pode ser mais ou menos calcária, por exemplo). Antes de chegar à torneira do consumidor, a água é submetida a um controlo rigoroso de modo a respeitar as normas restritas de qualidade (são controlados cerca de 50 parâmetros).
Por sua vez as águas engarrafadas podem ser águas de nascente ou de origem mineral apresentando teores de sais minerais e de oligoelementos variáveis. Algumas são muito ricas em magnésio, outras em cálcio, etc… Nesses casos, é conveniente mudar regularmente de tipo de água engarrafada de modo a equilibrar esses compostos no organismo.
Dado que a água da torneira não é engarrafada, não produz resíduos (as garrafas de águas produzem cerca de 10 kg de plástico por pessoa, por ano).
Beber água do poço
Posso beber água do poço?
Na maioria dos casos, não. E o melhor mesmo é não arriscar.
A água do poço é particularmente suscetível de poluição externa tais como infiltrações de água residual, bem como de água que entrou em contacto com diversos resíduos. Colocar “purificadores de água” na água do poço não é suficiente para garantir uma água continuamente com qualidade. No entanto, se quiser ter a certeza de poder bebê-la sem prejudicar a sua saúde, deverá realizar análises químicas e bacteriológicas da sua água.
Cubos de gelo
Posso guardar cubos de gelo indefinidamente no congelador?
A água é um produto alimentar, mesmo no congelador a sua qualidade pode ser alterada. Regularmente faça novos cubos de gelo com água fresca.
Cloro na água
A água sabe a cloro, implica algum risco para a saúde pública?
Não. O cloro que é adicionado à água em muito pequenas quantidades não é prejudicial ao consumo humano. Pelo contrário, o cloro é um preservante alimentar que garante uma boa qualidade microbiológica ao não permitir o desenvolvimento de bactérias. Caso o sabor incomode pode ainda retirar-se a água da torneira, aguardar uns minutos ou armazenar no frigorífico em recipiente de vidro (não mais do que 24 horas); adicionar gelo ou algumas gotas de limão antes de beber.
Como o cloro se evapora facilmente, estas medidas simples e fáceis são habitualmente suficientes para eliminar qualquer cheiro desagradável. Se apesar de tudo o cheiro a cloro ainda parece muito forte, não hesite em contactar-nos.
Qual a concentração de cloro na água da torneira?
Em média a concentração varia entre 0,2 a 0,6 mg/l. Utilizado em pequenas doses, o cloro é inofensivo. Pelo contrário, é um poderoso desinfectante que evita qualquer possível contaminação da água, conserva a sua qualidade, e protege a mesma de qualquer risco acidental de contaminação ao longo do caminho.
O cloro evita o crescimento de bactérias e microrganismos na água, é responsável por manter a qualidade da água desde a origem, onde a água é de excelente qualidade bacteriológica, e apenas contém elementos benéficos à saúde (sais minerais), até à torneira do consumidor.
Não existe substituto para o cloro?
Podem ser utilizados outros produtos para assegurar uma desinfecção completa da água desde a captação até ao fim de todo o sistema, contudo o seu uso pode ser limitado por diversos factores. O cloro é um produto muito eficiente e por outro lado não provoca qualquer risco para a saúde.
Limpeza das cisternas
Que cuidados ter com a limpeza e desinfecção das cisternas?
Se a habitação possuir reservatório/cisterna, tenha os seguintes cuidados:
- Instale-o sempre em local de fácil acesso, limpo e arejado;
- Nunca o deixe sem tampa adequada ou devidamente protegido;
- Realize pelo menos anualmente uma limpeza e desinfecção.
Consumos elevados
Tenho a sensação que possuo um consumo de água muito elevado. Como posso avaliar os meus consumos?
O consumo de água varia segundo os hábitos das pessoas, os electrodomésticos utilizados, os usos domésticos (banhos, duches, lavagem de viaturas, etc.) ou não domésticos (actividade artesanal, agricultura, etc.) ou ainda com novos acontecimentos que surjam na vida (chegada de uma nova pessoa no agregado familiar). Caso não se verifique nenhuma alteração nos itens atrás referidos poderá ter uma rotura de água na sua canalização.
O gosto e a cor da água
A minha água não tem o mesmo aspecto, nem mesmo o mesmo gosto do habitual. O que devo fazer?
Se esteve ausente de casa, a sua água ficou estagnada na canalização podendo ficar com um gosto diferente devido ao contacto da água com os canos.
Mas, esse gosto é temporário. Deixe correr a água durante alguns minutos para purgar a canalização e tudo voltará ao normal. Se esse gosto ou essa cor persistir, não hesite contactar-nos.
Porque é que a minha água fica esbranquiçada?
A água da torneira pode ficar esbranquiçada quando existe ar nas condutas. Se colocar a água num copo e a deixar repousar durante alguns segundos, a água volta a ficar límpida vendo-se as bolhas de água a vir à superfície.
Esta situação pode acontecer após uma intervenção na rede de distribuição de água ou após ensaios às bocas-de-incêndio. Se este fenómeno persistir, não hesite contactar-nos.
Porque é que a minha água da torneira está turva e com cor de terra ou avermelhada?
Situações de forte pressão na rede de distribuição de água, podem provocar o desprendimento de micro-partículas de ferro das canalizações e consequentemente provoca a coloração da água. Embora essa água não apresente qualquer problema para a saúde, é preferível não a consumir até que a água apresente um aspecto normal.
Se essa coloração persistir, não hesite contactar-nos.
Resíduos Sólidos e Urbanos
Resíduos que os SMA recolhem
Que tipo de Resíduos recolhe os SMA?
Os resíduos sólidos urbanos e equiparados, nomeadamente:
- Resíduos sólidos urbanos, provenientes das habitações, estabelecimentos comerciais, escritórios, restaurantes e outros similares, cujo volume diário não exceda 1100 litros;
- Resíduos domésticos volumosos “Monos”, provenientes das habitações, cuja remoção não é possível pelos meios normais atendendo ao volume, forma ou dimensões que apresentam ou cuja deposição nos contentores existentes seja considerada inconveniente pelos Serviços Municipalizados;
- Resíduos urbanos verdes, provenientes da limpeza e manutenção dos jardins ou hortas das habitações como por exemplo aparas, ramos, relva e ervas).
Horário de Recolha
Quais os horários de recolha de lixo?
A remoção de resíduos domésticos é feita diariamente, de segunda a sexta, nas zonas de maiores aglomerados populacionais, e ao Sábado, o circuito da cidade de Abrantes. Nas zonas de menor densidade populacional a recolha é feita 1, 2 ou 3 vezes por semana, consoante as localidades. O horário é entre as 5:00h e as 11:30h da manhã. Só em casos de avaria das viaturas é que os circuitos são feitos de tarde.
Entulhos de obras
Quero desfazer-me de um monte de entulho. Posso deitá-lo no contentor do lixo?
Não pode deitar entulhos nos contentores para resíduos sólidos. No entanto, existe ao dispor do munícipe, no Ecocentro localizados na Zona Industrial Norte, contentores onde poderão colocar para pequenas quantidades (até 2 m3).
Para maiores quantidades existe o Aterro de Inertes da VALNOR no Gavião.
Para mais informações contacte os SMA ou a VALNOR.
Meios para apresentar reclamações ou sugestões
Quero fazer uma sugestão ou reclamação (ecopontos ou contentores cheios, limpeza de ruas, sarjetas ou sumidouros entupidos, animais errantes na via pública, etc.). Que meios tenho à minha disposição para o fazer?
Para efetuar a sua sugestão ou reclamação pode usar:
Telefone: 241 360 120
Fax: 241 360 125
E-Mail:
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Pedidos de colocação/substituição de contentores do lixo
Necessito de um contentor ou substituir o existente. Onde posso fazer o meu Pedido?
Pode fazer o seu pedido junto dos Serviços Municipalizados de Abrantes, localizados na Via Industrial 1, Lt. 65 - Parque Industrial Abrantes, ou através do número de telefone 241 360 120, ou através dos e-mail:
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ou
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Monos
O que devo fazer para me livrar de um sofá, máquina de lavar ou eletrodomésticos velhos?
A recolha desses objetos, habitualmente designados por monstros, exige a utilização de equipamento específico. Assim, não os deve colocar na via pública sem ter efetuado uma marcação prévia da sua remoção. A recolha efetua-se em data e hora a acordar entre os serviços e o munícipe. O serviço é gratuito e pode ser requisitado de um dos seguintes modos:
Marcação do Serviço:
a) Atendimento telefónico: 241 360 120 - 2ª a 6ª feira entre as 8h30 e as 13h00 e entre as 14h00 e as 16h30
b) Atendimento presencial nos Serviços Municipalizados de Abrantes, Via Industrial 1, Lt. 65 - Parque Industrial Abrantes - 2ª a 6ª feira entre as 8h30 e as 13h00 e entre as 14h00 e as 16h30
c) Linha Verde: 800 241 360 - Chamada e Recolha Gratuita "Monos e Resíduos Verdes"
d) Por e-mail:
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em que deverá enviar: Nome, morada completa, descrição dos resíduos a recolher e quantidades, número de cliente e contacto telefónico.
NOTA: Só deverá colocar os objetos na rua, no dia e hora combinado para a recolha.
Triagem de resíduos
Os resíduos que colocamos diariamente nos contentores normais de RSU são submetidos a triagem?
Em Junho de 2009, a VALNOR construiu uma Estação de Transferência de Resíduos Sólidos Urbanos de Abrantes/Concavada, na zona envolvente do aterro sanitário, com o objectivo de enviar todos os resíduos provenientes dos concelhos de Abrantes, Gavião, Mação, Sardoal e Vila de Rei, para uma Central de Valorização Orgânica, garantindo assim o integral cumprimento das normas Europeias no que diz respeito ao desvio de matéria orgânica de Aterro Sanitário.
A VALNOR, empresa responsável pela gestão do aterro sanitário da Concavada dispõe da primeira Central de Valorização Orgânica do Alentejo, em Avis, e transforma, através de um processo mecânico e biológico, resíduos biodegradáveis (tais como restos de comida, relvas e cortes de árvores) em adubos orgânicos, isentos de químicos, que podem ser utilizados na agricultura biológica ou em espaços verdes. O tratamento mecânico consiste em separar a fracção orgânica de outro tipo de resíduos (papel, embalagens, vidro...), passíveis de serem valorizados. No tratamento biológico, os resíduos são submetidos a um processo de decomposição controlado, efectuado em túneis que, com a acção de microrganismos, dá origem ao produto final, o composto.
Recolha seletiva
Os resíduos que separamos em casa e colocamos nos ecopontos (azuis, amarelos e verdes) são todos misturados após a recolha?
Não. Os resíduos são recolhidos nos ecopontos pela empresa VALNOR e são levados para um centro de triagem. Aqui, após a separação por tipo de material, são compactados e enfardados, para posteriormente serem transportadas para as unidades de reciclagem.
Em qual contentor devem ser colocados os resíduos?
Revistas > São de papel, deposite-as no contentor azul. Uma maneira simples de identificar o papel que não deve ser colocado no ecoponto é tentar rasgá-lo. Se não rasgar devido a uma película plástica deposite no contentor normal.
Caixas de cereais > Depositar no contentor azul.
Garrafa de óleo da cozinha ou de azeite > Se for uma garrafa de plástico deve ser depositada no contentor amarelo. Caso seja de vidro irá para o contentor verde. As garrafas devem ser depositadas vazias.
Iogurte líquido > É fabricado com o mesmo plástico das garrafas de lixívia ou de champô, por isso pode ser reciclado, deposite no contentor amarelo.
Sacos de plástico > Depositar no contentor amarelo.
Lâmpadas fluorescentes > Estas lâmpadas já são recicladas em Portugal. Poderá entregar no Ecocentro.
Lâmpadas incandescentes > Depositar no lixo indiferenciados / contentor normal.
Latas de conserva > Depositar no contentor amarelo.
Embalagem de champô > Escorra bem o conteúdo. Não é necessário lavá-la, as empresas de reciclagem normalmente têm processos de pré-lavagem e além disso a lavagem implicaria o gasto de água.
Embalagem de leite e sumo > Depositar no contentor amarelo.
Pilhas > Depositar no pilhão mais perto de sua casa.
Rolhas > As rolhas de cortiça são recolhidas no atendimento da EMARP e nos Modelos e Continentes do país, e revertem para o projeto "Green Cork", uma parceria entre a Quercus e a Corticeira Amorim. As rolhas recolhidas são "transformadas" em sobreiros a plantar no país.
Esferovite > Se estiver limpa pode ser depositada no contentor amarelo.
Óleos usados
Onde devo colocar o óleo de cozinha?
O óleo queimado resultante dos fritos deve ser colocado numa garrafa de plástico bem fechada e ser colocado no oleão existente mais perto de si. Nunca deite este óleo pelo esgoto.
Depois de recolhidos em recipientes próprios para o efeito, os óleos alimentares usados são recuperados e transformados em biodisel, permitindo substituir parte da importação de gasóleo e, graças à sua superior capacidade de lubrificante, aumentar o tempo de vida dos motores.
As garrafas de plástico devem ser depositadas no ecoponto amarelo.
Onde devo colocar o óleo do carro?
Deve entregar numa oficina. Nunca deite óleo para o esgoto ou para uma sarjeta da via pública. É altamente contaminante.
Se no seu caso se trata de uma oficina e ainda não tem informação sobre o assunto, contacte-nos para 241 360 120.
Compostagem
O que é a compostagem?
A compostagem é a decomposição controlada da matéria orgânica, realizada por microorganismos (bactérias e fungos). O resultado é a transformação num produto chamado composto, que pode ser utilizado como adubo para o solo.
Sistema de Débito Direto (SDD)
Questões relacionadas com débitos diretos, as suas vantagens sobre os meios de pagamento tradicionais, pagamentos, devedores, autorização e cancelamento de débitos diretos, consulte por favor o documento Caderno n.º 1 do Banco de Portugal - Débitos Diretos
Tarifas
Tarifa Fixa
Os tarifários de serviços de águas e resíduos dos Serviços Municipalizados de Abrantes (SMA) obedecem aos princípios estabelecidos pela Lei de Bases do Ambiente, pela Lei da Água, pelo Regime Económico e Financeiro dos Recursos Hídricos, pelo Regime Geral da Gestão de Resíduos e pela Lei das Finanças Locais, e respeitam especificamente os seguintes princípios:
a) Princípio da recuperação dos custos;
b) Princípio da utilização sustentável dos recursos hídricos;
c) Princípio da prevenção e da valorização;
d) Princípio da acessibilidade económica.
As componentes fixas facturadas nos tarifários dos SMA visam custear os custos fixos incorridos na construção, conservação e manutenção dos sistemas necessários à prestação do serviço. Estas componentes são facturadas em função de cada intervalo temporal (em regra mensalmente) durante o qual o serviço se encontra disponível e apto a ser utilizado pelos Utentes.
A utilização das componentes fixas nos tarifários visa a repercussão mais equatativa dos referidos custos por todos os utilizadores, o que não aconteceria caso só fossem utilizadas componentes variáveis.
Informamos ainda que, é esta a metodologia para a elaboração de tarifários recomendada pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, I.P. (ERSAR, IP).
Tarifa de Saneamento
Todos os consumidores têm que pagar tarifas de saneamento.
A tarifa de saneamento que é cobrada mesmo a consumidores de água não servidos pela rede de esgotos, tem também como contrapartida a existência e utilização do serviço criado e disponível de limpeza de fossas.
Trata-se dum serviço gratuito para o munícipe desde que a fossa seja licenciada e que esteja a mais de 2/3 da sua capacidade aquando a segunda e posteriores limpezas, dado que a primeira limpeza é sempre gratuita.
Este serviço encontra-se disponível e, pelo facto de existir, tem encargos, relativamente aos quais a tarifa de saneamento é correspondente.
A tarifa pretende, assim, ser justa quer os consumidores sejam servidos por rede de esgotos quer pelo serviço de limpeza de fossas.
Este último está disponível, com eficácia em termos de prazo de resposta.
Visa-se, também com o sistema, regulamentar o destino das águas residuais, cuja rejeição no solo é proibida, exigindo-se, no entanto, dos consumidores, a contrapartida justa de acordo com o princípio da cobrança de tarifas facultada aos municípios na Lei das Finanças Locais e princípios também hoje aplicáveis a todos os níveis, de por exemplo, do poluidor pagador, que deve ser entendido em primeira linha como prevenção.
Taxas
Recursos Hídricos - Água/Saneamento
O valor da Taxa de Recursos Hídricos (TRH) foi calculado de acordo com as fórmulas enunciadas no Decreto-Lei n.º 97/2008 de 11 de Junho, e no Despacho n.º 484/2009 de 8 de Janeiro, do Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional.
O valor desta taxa, apesar de ser cobrado pelos Serviços Municipalizados, é uma receita da Agência Portuguesa do Ambiente.