Outra informação

Resíduos Sólidos Urbanos

Modos correctos de agir:

- Acondicionar o lixo em sacos bem fechados;

- Não depositar o lixo à volta do contentor;

- Deixar sempre a tampa do contentor fechada.

- Depositar os resíduos nos contentores, preferencialmente, entre as 20:00 e as 05:00.


Recolha Seletiva

Um Ecoponto é formado por uma bateria de três contentores de cores diferentes que se encontram distribuídos numa média de 1 ecoponto por cada 250 habitantes. Para além dos Ecopontos, existe uma vasta rede de contentores isolados. Eles fazem parte de um processo de recolha selectiva, associado à reciclagem.

A recolha seletiva é inteiramente da responsabilidade da VALNOR, mas depende da boa vontade das pessoas e é o contributo de todos nós, que faz o processo ter sucesso e resultar na melhoria da qualidade de vida e no incentivo ao desenvolvimento sustentável da região.

 
A maior parte dos resíduos que nós produzimos são reaproveitáveis através da reciclagem. Temos que separá-los do restante lixo doméstico para serem depois depositados nos Ecopontos.


Para facilitar a colocação correcta dos materiais nos diferentes contentores do Ecoponto, eles estão divididos por três cores, associadas aos diferentes tipos de material.

No contentor amarelo devem ser depositados os resíduos de embalagens, nomeadamente as embalagens de plástico e de metal, tais como embalagens de detergentes, produtos de limpeza, esferovite, pacotes de bebidas e sacos de plástico. Nas embalagens de metal são aceites as latas de bebidas, as latas de conserva e embalagens alimentares de alumínio. No contentor azul deve depositar-se papel e cartão, como jornais, revistas, folhas e sacos de papel e embalagens de cartão. No contentor verde está reservado para o vidro e nele devem ser colocadas garrafas, frascos, boiões e outras embalagens alimentares de vidro.


Deve ter-se em atenção que todos os frascos e resíduos de embalagens não devem conter tampas ou rolhas, nem encontrar-se deteriorados e deverão ser escorridos e espalmados antes de serem depositados no Ecoponto.


Neste sítio são utilizados cookies de forma a melhorar o desenpenho e a experiência do utilizador. Ao navegar no nosso sítio estará a concordar com a sua utilização. Para saber mais sobre cookies, consulte a nossa politica de privacidade.