Biorresíduos

Os Serviços Municipalizados de Abrantes (SMA) encontram-se a implementar um projeto piloto de Recolha Seletiva de Biorresíduos em Abrantes nos seguintes locais: União de Freguesias de Abrantes e Alferrarede, Freguesia de Pego e Freguesia de Tramagal.

O que são os Biorresíduos?

São os resíduos alimentares resultantes da preparação de refeições, como por exemplo, cascas de fruta, aparas de legumes, pão, borras de café, relva, folhas e flores, etc.

Qual a importância da recolha seletiva dos Biorresíduos?

Ao separar os restos alimentares está a contribuir para a redução de resíduos enviados para aterro e a aumentar os materiais que vão ser reciclados.

Como funciona a recolha?

Serão colocados contentores castanhos para a recolha dos Biorresíduos, que ficarão, sempre que possível, junto dos contentores verdes. Os SMA distribuirão gratuitamente, por cada habitação, um balde castanho de sete litros, onde deverá colocar os Biorresíduos. O conteúdo do balde deverá ser colocado no contentor castanho mais próximo da sua residência.

Qual a importância da separação dos Biorresíduos?

Se não fizer a separação dos seus restos de comida estes terminarão o seu ciclo de vida no aterro sanitário. Sem separação não há valorização e consequente recuperação do valor destes resíduos, tornando o sistema de tratamento mais dispendioso.

Por outro lado, não será possível alcançar as metas para a reciclagem do país, acordadas com a União Europeia. Quase metade dos resíduos que produz correspondem a restos alimentares com nutrientes e energia que podem e devem ser aproveitados, com a sua ajuda!

O tratamento dos resíduos sólidos urbanos (RSU), que coloca no contentor verde, é um serviço pago por todos nós a uma entidade externa aos SMA. Os SMA recolhem os RSU e entregam-nos para tratamento a uma entidade externa. O valor cobrado aos SMA para realizar esse tratamento é um valor bastante significativo, o que naturalmente se reflete na fatura ambiente, paga por todos. Quando separa os seus Biorresíduos e os coloca no contentor castanho está a tornar o tratamento mais económico uma vez que o valor pago pelos SMA, para tratamento dos Biorresíduos, é de 0€. Ou seja, quanto mais e melhor separar, menos dispendioso se torna todo o processo de tratamento de resíduos. A poupança está nas nossas mãos! Evite custos desnecessários usando o contentor castanho.

Os Biorresíduos devem ser colocados dentro de um saco plástico?

Sim. Os Biorresíduos deverão ser sempre colocados no contentor castanho, dentro de um saco de plástico.

A Valnor, entidade que irá tratar dos Biorresíduos, possui um equipamento que efetua a correta separação dos sacos de plástico dos Biorresíduos, não separando outros plásticos. Posteriormente, estes são reciclados.

Quais os passos para a correta utilização do balde doméstico dos Biorresíduos?

1 - Coloque o saco no balde castanho

2 - Coloque os Biorresíduos dentro do saco, no balde castanho

3 - Quando o saco estiver cheio, feche-o

4 - Deposite o saco com os Biorresíduos no contentor castanho

5 - Pode lavar o seu balde dos Biorresíduos à mão ou colocar na máquina de lavar loiça

Onde posso levantar gratuitamente o meu balde castanho?
Os baldes estão disponíveis para levantamento nos seguintes locais:

- Serviços Municipalizados (de segunda a sexta das 8h30 às 13h00 e das 14h00 às 16h30)

- Juntas de Freguesia:

União de Freguesias de Abrantes e Alferrarede:

Sede (S. Vicente) - Av. Defensores de Chaves, 2200-301 Abrantes

Polo de Alferrarede - Av. António Farinha Pereira, Alferrarede, 2204-906 Abrantes

Freguesia de Pego - Rua Horta do Cano, 2200-308 Pego

Freguesia de Tramagal - Rua Engº Manuel, 336, 2205-699 Tramagal

Apenas é necessário levar consigo, o seu número de cliente SMA.

PARA AJUDAR O PLANETA TODAS AS MÃOS CONTAM

O QUE DEVE COLOCAR NO CONTENTOR CASTANHO

- Restos de pão e bolos
- Aparas de carne e de peixe