abastecimento de água

Abastecimento de Água

Os Serviços Municipalizados de Abrantes (SMA) as­se­guram o abas­te­ci­mento pú­blico de água ao con­celho de Abrantes, através da cons­trução, am­pli­ação, con­ser­vação e ma­nu­tenção das res­pe­tivas redes de água, cap­ta­ções, re­ser­va­tó­rios, es­ta­ções ele­va­tó­rias e de tra­ta­mento.
Os SMA são a entidade responsável pela gestão e exploração do Sistema Municipal de Abastecimento de Água do Concelho de Abrantes, a que se designa como sistema “em baixa”, fornecendo água aos munícipes de Abrantes. No entanto funciona também como entidade gestora “em alta”, assegurando o fornecimento de água à entidade gestora Águas do Vale do Tejo, que abastece os concelhos de Ferreira do Zêzere; Sertã; Vila de Rei; Belmonte; Castelo Branco; Covilhã; Figueiró dos Vinhos; Fundão; Manteigas; Oleiros; Pampilhosa da Serra; Pedrógão Grande; Proença-a-Nova; Sardoal; Tomar; Vila Velha de Ródão.
O Sistema de Abastecimento de Água é o conjunto de estruturas e equipamentos que asseguram a conetividade hidráulica entre o meio hídrico e um conjunto de utilizadores, com o objetivo de prestação de serviços de abastecimento de água potável e/ou bruta. O sistema de abastecimento compreende a etapas de captação, adução, reserva, distribuição e controlo da qualidade da água.

 
O abastecimento de água ao concelho de Abrantes, dada a extensão e dispersão demográfica é feito, através de captações de águas subterrâneas (nascentes, furos artesianos, drenos e poços) e captações águas superficiais na albufeira de Castelo do Bode e na Barragem do Negrelinho - Mouriscas. A água captada, em função da sua natureza físico-química é objeto de tratamento e desinfeção e, nas situações em que não é possível a adução gravítica aos reservatórios que servem as redes de distribuição, a mesma é elevada com o apoio de estações elevatórias.
O sistema de abastecimento de água do Município de Abrantes é caracterizado por 20 Zonas de Abastecimento.
A dis­tri­buição de água para con­sumo hu­mano im­plica as­se­gurar um sis­tema de con­trolo efi­ci­ente que ga­ranta quer a qua­li­dade da­quela quer a per­ma­nente pre­venção na de­teção de even­tuais des­vios e uma cé­lere ação na ave­ri­guação de causas e na im­ple­men­tação de me­didas cor­re­tivas. 
Todas estas infraestruturas permitem a distribuição de água praticamente a todos os aglomerados populacionais do concelho, através de uma rede de condutas com extensão superior a 700 Km.


 

Neste sítio são utilizados cookies de forma a melhorar o desenpenho e a experiência do utilizador. Ao navegar no nosso sítio estará a concordar com a sua utilização. Para saber mais sobre cookies, consulte a nossa politica de privacidade.